Dentes Tortos Nunca Mais! Conheça o poder da Ortodontia na sua Vida

Dentes Tortos Nunca Mais! Conheça o poder da Ortodontia na sua Vida

Ter um belo sorriso não significa apenas ser branquinho e longe de cáries. Dentes alinhados fazem toda a diferença, e engana-se quem acha que é só na hora de sorrir. Quando uma pessoa precisa de um tratamento ortodôntico para corrigir alguma oclusão, outros problemas também podem ser resolvidos.

POR QUE DENTES NASCEM TORTOS?

Diversos motivos levam uma pessoa a ter dentes tortos e isso pode afetar muito a vida do paciente. Quem nunca conheceu aquela pessoa que sente vergonha ao sorrir e sempre esconde com as mãos? E por que isso acontece? Pode ser alguma má formação óssea que acarreta em uma mordida cruzada, um dente que não nasce, ou até mesmo por uma questão muscular, como uma má posição de língua que pode gerar uma mordida aberta anterior (má oclusão na qual não há contato entre os dentes da frente com os de baixo quando se fecha a boca). “Normalmente, existe uma interação entre todos esses problemas, havendo, contudo, um fator etiológico dominante e, portanto, determinante na hora do tratamento”.

QUE RISCOS OS DENTES TORTOS PODEM TRAZER

O problema de ter dentes tortos não é apenas por uma questão estética. Se os dentes não estão bem posicionados, algumas funções podem ser comprometidas, como a respiração, a deglutição e a fala. Isso porque o crescimento facial e a fisiologia oclusal estão relacionados ao desenvolvimento muscular e aos tecidos moles, que, por sua vez, estão associados a essas funcionalidades. “Elas exercem importante papel na maturação da musculatura bucal e facial, acontecendo o inverso com hábitos inadequados”.

COMO A ORTODONTIA PODE TE AJUDAR

A ortodontia entra exatamente para corrigir esse problema dos dentes tortos. Essa especialidade visa estabelecer uma oclusão equilibrada, estável e em harmonia com as linhas faciais e demais partes do aparelho mastigador. O tratamento ortodôntico não muda apenas a posição dos dentes, sua finalidade é também devolver a função correta da mastigação, deglutição e fala, além de diminuir qualquer disfunção na articulação temporomandibular que possa existir. “E ainda melhorar a condição psicossocial desse paciente, uma vez que o mau posicionamento dos dentes pode comprometer diretamente sua estética facial”.

PRECISO FAZER UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO MAIS DE UMA VEZ?

Uma das grandes dúvidas que surge é se uma vez feito um tratamento ortodôntico, é necessário realizar outro futuramente. Quando esse tipo de procedimento é realizado na fase de crescimento de um paciente, o objetivo é uma mudança na base óssea. Então, muitas vezes, será preciso uma segunda etapa corretiva, com aparelhos fixos, que geralmente ocorre na adolescência, visando chegar em um sorriso perfeito. “Esse tipo de oclusão pressupõe 28 dentes corretamente ordenados no arco e em harmonia com as forças estáticas e dinâmicas que sobre eles atuam, apresentando-se esteticamente atrativos”.

Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.

www.dentistasdejau.com.br

 

Fonte: sorrisologia