O Estresse pode ser o Principal Causador do Bruxismo.

O Estresse pode ser o Principal Causador do Bruxismo.

Sim. Esse problema está associado diretamente ao bruxismo de vigília, ou seja, quando estamos acordados. Por mecanismos centrais, acaba provocando uma contração excessiva dos músculos da face, o que é mantido por muito tempo. “Este comportamento é típico de quem está ansioso ou estressado, mas também pode estar presente quando estamos concentrados, realizando uma atividade que depende de muita coordenação e foco”.

Não existe nenhuma comprovação científica de que o bruxismo do sono esteja associado ao estresse. Entretanto, esse problema pode acabar reduzindo a quantidade de saliva liberada durante o sono, o que, teoricamente, poderia fazer um aumento dos eventos de bruxismo. “Só podemos afirmar que o estresse é ligado diretamente com o bruxismo de vigília. É recomendado que o paciente tenha sempre um acompanhamento dentário para tratar a doença da melhor maneira o possível”.

O QUE FAZER EM CASOS DE BRUXISMO CAUSADO PELO ESTRESSE?

O tratamento deve ser feito em conjunto com profissionais habilitados no controle do estresse, como psicólogos. “É importante estimular a prática de atividade física, boa alimentação, controle da qualidade do sono, e práticas como meditação e yoga para que o paciente tenha uma melhora efetiva no quadro”.

Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.

www.dentistasdejau.com.br

Fonte: sorrisologia